Colonoscopia: um exame necessário

A colonoscopia é o melhor exame para estudo das doenças relacionadas ao intestinoe reto, sendo realizado através da introdução pelo ânus de um tubo fino e flexível, com uma câmera na sua extremidadeAssim, torna-se possível visualizar toda a extensão do reto e intestino grosso, e por vezes, o final do intestino delgado (íleo terminal) .

Dessa forma, o exame é indicado em diversas situações, como: rastreio do câncer de intestino (através da identificação de pólipos que são consideradas lesões pré-malignas), investigação de sangramentos exteriorizados pelo ânus ou anemia de origem indeterminada, investigação de diarréias e dores abdominais.

Além de ajudar no diagnóstico de doenças relacionadas ao intestino, a colonoscopia também deve ser vista como método terapêutico, uma vez que se encontrada alguma lesão (por exemplo, pólipos) durante o exame, o médico é obrigado a retirá-la e enviar para biópsia.

As principais queixas dos pacientes se relacionam ao preparo necessário para a realização do exame, como: jejum necessidade do uso de medicações que causam diarréia aquosa (como por exemplo, o manitol via oral).

Sugestão da Dra. Luély: não deixe de realizar sua colonoscopia, por medo ou insegurança. Os benefícios do exame são muito superiores aos riscos e desconfortos relacionados a ele.

Junte-se à discussão e diga-nos a sua opinião.

Janiresponder
17 de janeiro de 2019 em 17:03

Dra. Luely, Boa tarde! Você poderia me indicar algum proctologista, que atenda criança em São Paulo, fazendo o favor.

Dra Luely Ribeiroresponder
29 de janeiro de 2019 em 22:23