Trombose hemorroidária

Como aliviar o incômodo causado pela trombose hemorroidária?

Um das queixas mais frequentes nas consultas de proctologia é a dor no ânus.

Dentre as diversas causas de dor anal, ressalto neste artigo a trombose hemorroidária, que consiste na formação de um coágulo no interior das hemorróidas externas, causando além da dor, inchaço, coceira e incômodo na região do ânus, tornando incômodas atitudes rotineiras como sentar ou andar.

Resultado de imagem para dor anal

O ideal é que após o surgimento dos sintomas, o médico proctologista seja consultado em até 48 horas. Neste período, é possível realizar a exérese do trombo hemorroidário que consiste em uma pequena incisão (ou seja, um pequeno corte) sobre a hemorróida trombosada para alívio imediato dos sintomas.

Resultado de imagem para hemorroida trombosada alívio imediato
Desenho esquemático do procedimento de exérese do trombo hemorroidário

Em casos em que não seja possível a consulta médica logo após o surgimento dos sintomas, recomenda-se alguns cuidados para melhora dos sintomas:

– Uso oral de antiinflamatórios (p. ex.: diclofenaco, cetoprofeno, meloxican), pois reduzem o inchaço local

– Uso oral de analgésicos (p.ex.: dipirona, paracetamol, ibuprofeno), pois reduzem as dores

– Uso local de pomada proctológica para alívio da coceira e dor

– Banhos de assento, que consiste em manter a região anal em contato com água morna por cerca de 10 minutos. Tal ação permite o conforto e bem-estar do paciente.

Resultado de imagem para banho de assento
Banho de assento com água morna

#Dica da Dra. Luély: não há estudos até o momento que comprovem que seja necessário adicionar qualquer substância (ervas, vinagre ou bicarbonato) na água morna para o banho de assento. Logo, recomendo o uso da água morna ISOLADAMENTE para a realização dos banhos de assento.