Diarréia em pacientes com HIV

Quase todos os pacientes infectados pelo vírus HIV irão, em algum momento da vida, desenvolver algum tipo de complicação no trato digestivo, sendo a diarréia uma das mais comuns.

A diarréia do paciente soropositivo surge, normalmente, em decorrência da colite (inflamação do cólon) causada por microorganismos oportunistas, causando sintomas como:

  • dor abdominal
  • tenesmo
  • urgência evacuatória

O paciente com diarréia persistente (com duração entre 15 e 28 dias) ou diarréia crônica ( com mais de 28 dias de duração) deve procurar auxílio com médico especialista para que seja feita a investigação da causa do problema.

A investigação envolve o estudo da própria infecção pelo HIV, com contagem de células de CD4 e carga viral, exame parasitológico das fezes, cultura das fezes para bactérias e fungos, e até mesmo exames endoscópicos como a colonoscopia a fim de obter biópsia do intestino para estudo em microscópio (histopatológico).

O tratamento será realizado conforme a identificação do agente causador da diarréia pelo médico especialista (proctologista ou gastroenterologista). Ressaltando a importância do acompanhamento conjunto com médico infectologista que estabeleça o tratamento antiretroviral (TARV), de modo a melhorar a imunidade do paciente infectado pelo HIV, para que este possa combater com maior eficácia os germes oportunistas.