Ligadura elástica: técnica não cirúrgica para o tratamento da doença hemorroidária interna

Um dos tratamentos não cirúrgicos mais efetivos no tratamento da doença hemorroidária consiste na ligadura elástica das hemorróidas.

Nesta técnica, aplica-se uma liga elástica na hemorróida sangrante ou prolapsada, impedindo o fluxo sanguíneo local. Após cerca de uma semana (07-14 dias), o tecido hemorroidário sem receber sangue, torna-se fibrótico e sofre retração, causando assim a melhora dos sintomas.

Este procedimento pode ser realizado com segurança por profissional habilitado(médico especialista) em ambiente ambulatorial (consultório), sem a necessidade de sedação e/ou anestesia, jejum ou preparo intestinal.

Indica-se o uso desta técnica em pacientes com hemorróidas internas de 1o até no máximo, 3o grau.

Quando comparada a outros tratamentos ambulatorias como, a escleroterapia e o uso de infravermelho, a ligadura elástica apresenta maior eficácia a longo prazo e requer menor número de sessões para a melhora dos sintomas.

Quando comparada com a cirurgia, a ligadura elástica permite menor desconforto após o procedimento e retorno as atividades cotidianas com maior rapidez.

Este procedimento deve ser realizado apenas por profissional capacitado (médico especialista) afim de reduzir os riscos inerentes ao uso desta técnica que incluem: sangramentos intensos, dor anal intensa e refratária ao uso de medicação analgésica, retenção urinária, infecção local e /ou generalizada, tétano.

A taxa de sucesso do tratamento (remissão dos sintomas) com o uso da técnica da ligadura elástica está entre 69-97%.

IMPORTANTE: A ligadura elástica não é utilizada em caso de hemorróidas externas (plicomas).

Em casos de hemorróidas externas, episódios de trombose hemorroidária e recorrência dos sintomas após sessões prévias de ligadura elástica, indica-se o tratamento cirúrgico (hemorroidectomia cirúrgica) em ambiente hospitalar e com auxílio do médico anestesiologista para sedação e anestesia adequada.

Compartilhe sua opinião